terça-feira, 2 de fevereiro de 2010
Tire a Máscara
Colossenses 3.8-10
Material: O cartaz com o tema é feito em papel cartão e fica a seu critério como enfeitá-lo. As máscaras são feitas de papel color set ou cartolina. O ideal é confeccionar uma máscara para cada estudo e se preferir, uma cor para cada máscara.
Procedimento: As máscaras são colocadas num suporte no cartaz, uma em cima da outra. No dia do estudo, retirando-se a máscara do estudo anterior, aparece o nome do estudo do dia atual. Quando forem retiradas todas as máscaras, aparecerá um rosto bonito porque tem sinceridade e verdade. Um rosto sem máscara! Escreva o nome do estudo em cima da boca da máscara (ver modelo acima).
Iniciando o Estudo
Máscara da Hipocrisia - Mateus 23.25-27
Introdução: Máscara é aquilo que se põe no rosto para esconder a sua identidade. Pode ser também aquilo que usamos temporária ou permanentemente, tentando esconder de nós mesmas o que não queremos admitir.
Nós, Mulheres Redimidas por Jesus, temos a responsabilidade de refleti-lo em nossas vidas, portanto, não devemos usar máscaras que nos impeçam disto. Por isso, com a ajuda do Espírito Santo, vamos ti- rar primeiramente a Máscara da Hipocrisia.
O texto ataca a exterioridade na vida espiritual, o mecanismo da fé e prática religiosa. O hipócrita é um indivíduo cheio de exterioridades. Muitas vezes usamos esta máscara. Por exemplo, quando dirigimos um sorriso a alguém, porém no íntimo o chamamos de patife; quando nos alegramos com o sucesso de alguém, mas no fundo não é isso que queríamos; quando apertamos a mão do nosso pastor e afirmamos: "conte comigo", mas na primeira oportunidade falamos mal dele, do seu sermão, do seu salário, da sua família, etc; quando fazemos elogios fingidos; quando fazemos um trabalho de má vontade, apenas por obrigação, etc.
Em nome de Jesus vamos tirar esta máscara (quem estiver fazendo o estudo tira a máscara do cartaz) e vivermos uma vida sem fingimento. Lembremos que um dia a misericórdia de Deus nos alcançou, nos redimiu e restaurou da condição de miseráveis pecadores.
Máscara da Mentira - Efésios 4.25; Colossenses 3.9
Tal como o velho homem deve ser despido, de uma vez por todas, no ato da conversão, assim também o ato pecaminoso da mentira deve ser abolido para sempre de nossas vidas. No versículo de Efésios está destacada a afirmação de que somos um só corpo, responsáveis pelo bem estar dele, razão pela qual não podemos mentir, já que isso produz um efeito devastador, desastroso e debilitador no corpo de Cristo, que se fundamenta sobre a VERDADE.
Você faz uso desta máscara? Peça ao Senhor que guarde a sua língua de proferir mentiras. Permita que Cristo seja o Senhor da sua língua, e, em nome de Jesus tire a máscara da mentira deixando a verdade transparecer na sua vida.
Máscara da Inveja - Gálatas 5.21-26
Sabemos que a inveja é uma das obras da carne, logo, é do diabo, que é cheio de inveja. Esta máscara é vista em nós quando nos mostramos diligentes no trabalho do Mestre, simplesmente na tentativa de nos equipararmos àquelas mulheres consagradas, quando em nosso coração há o espírito de competição, para fazer melhor do que a outra, para que o "EU" sobressaia. Estas atitudes e outras semelhantes não se associam à mulher cristã que é dirigida pelo Espírito Santo. Deixe esta máscara cair e seja autêntica, seja feliz com o que você é e tem.
Máscara da Vanglória - Gálatas 5.26; Filipenses 2.3; 1 Coríntios 1.31
O que existe em nós que mereça louvor e glória? Em 2 Coríntios 4.7 somos comparadas a um simples vaso de barro, para que a excelência seja de Deus e não de nós mesmas. Os dons que possuímos não são de nossa autoria, é obra do Espírito Santo, para que exercendo-os, Jesus seja glorificado em nós. Usando esta máscara queremos os aplausos e almejamos a glória. Se isso não acontece, ficamos tristes, decepcionadas e desestimuladas para realizar o que nos vem à mão.
Máscara da Omissão - Romanos 2.11
Ser remisso é o mesmo que ser omisso. Deus nos chamou para estarmos diante Dele, não sendo negligentes (2 Crônicas 29.11). Usamos esta máscara quando somos vagarosas, servas descuidadas e negligentes. Nenhum desocupado entrou no colégio apostólico, nem nós fomos chamadas apenas para estarmos na lista do rol de membros da nossa igreja (João 9.4). Esta máscara é vista em nós quando utilizamos termos como: "não posso", "não tenho tempo", sempre que nos pedem para fazer algo ou para ocupar um cargo, e mesmo sem cargo, quando permanecemos inativas enquanto a obra carece de nós. É hora de tirarmos esta máscara e dizermos ao Senhor como Isaías: "Eis-me aqui, envia-me.”
Máscara dos Ressentimentos - 1 Coríntios 13.5
"... não se ressente do mal."
Como tem sido a nossa reação diante das ofensas recebidas? Mostramos o amor que resolve criativamente os conflitos? Ou estamos sempre ressentidas com alguma coisa? Esta máscara é vista em nós quando somos ofendidas e ficamos emburradas, chegando a nos afastar do trabalho e até da Igreja. Já parou para pensar se Jesus tivesse sido uma pessoa ressentida? Deixe esta máscara e seja uma pessoa que "tudo sofre, tudo espera e tudo suporta" com amor.
Máscara da Ganância - Lucas 12.13-21
No versículo 15 Jesus faz uma advertência contra a avareza. No paraíso Adão e Eva quiseram mais do que já tinham e pecaram. A ganância ou avareza tem sido a causa de vários e sérios problemas em nossos lares. Reclamamos de tudo, da casa, dos móveis, da comida, nada nos contenta. É comum na igreja vermos esse tipo de sentimento tomado espaço. É como se disséssemos: Deus, as tuas bênçãos são poucas! Cuidado com as murmurações e o consumismo! Procuremos aprender a lição que Paulo mostrou ter aprendido, em Filipenses 4.11. Deixe esta máscara e estaremos convencidas que Deus nos dá o melhor antes mesmo que peçamos.
Máscara da Ansiedade - Mateus 6.25-32
Se somos ansiosas, mostramos falta de fé e "sem fé é impossível agradar a Deus". Devemos ter como exemplo o nosso pai na fé, Abraão, que num momento crucial de sua vida soube dizer "Deus proverá". Jesus é quem nos dá segurança, amparo, inspiração, consolação. Ele é quem sustenta a nossa vida e a preserva. Agindo com ansiedade nos tornamos mulheres inseguras, desamparadas, sem horizontes, aflitas e fracas. Confiemos em Deus que tudo pode e que está atento a nossas necessidades.
Máscara da Maledicência - Colossenses 3.8
Como apreciamos falar da vida alheia. Sempre que estamos reunidas abre-se o parlamento para a maledicência. Vamos cortar esta parte da liturgia de nossas reuniões. De nada adianta cantarmos "Quão bom e agradável é que os irmãos vivam em união" e depois fazer laços de maledicência (Salmo 141.3). Pedir para o Senhor nos ajudar é dar oportunidade para o Ele agir. Quem usa esta máscara demonstra o quanto está raquítica espiritualmente. Como novas criaturas, precisamos abandonar tudo o que fazia parte de nossa velha natureza, incluindo a maledicência (Efésios 4.29).
Sem Máscara - No cartaz de ilustração deve aparecer um rosto bonito e alegre.
Esta é a verdadeira identidade da mulher redimida por Jesus. Temos que ter autenticidade de vida, demonstrar que Cristo nos transformou completamente. Esta autenticidade é para quem está sendo dirigida e cada dia mais repleta do Espírito Santo (Efésios 5.15-20). Que a beleza de Cristo seja vista em você todos os dias de sua vida, e que você esteja honrando e glorificando o nome do Senhor Jesus.
Amada irmã, desenvolva cada estudo proposto aqui, na dependência do Espírito Santo. Espero em Deus que eles contribuam para a reflexão sobre o que Deus requer de cada uma de nós, caminhando cada vez mais na santificação.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
A PAZ DO SENHOR AMADA! POSTEI ESTE TEXTO NO MEU BLOG, ESPERO QUE NÃO SE IMPORTE, MAS SE TIVER ALGUM PROBLEMA É SÓ FALAR QUE EU EXCLUO. OBRIGADA, DEUS TE ABENÇOE! ROSÂNGELA MOURA
ResponderExcluir