A ovelha é um animal bastante ingênuo. Ela não sabe discernir a erva boa para comer da erva venenosa, por isso o pastor tem que ir na frente preparar a pastagem com cuidado, retirando aquelas que podem envenená-la.
A ovelha é um animal muito medroso e basta que ela não sinta o cheiro do pastor para que fique tremula de medo e no auge do medo pode sair correndo do aprisco e se torna presa fácil dos predadores.
Quando a ovelha sente a chegada do lobo fica apavorada e não sabe como se defender e é devorada facilmente pelo lobo.
A ovelha é muito sensível a perturbação das moscas que ficam rodeando a sua cabeça o tempo todo e acaba ficando desnorteada. Balança a cabeça de um lado para o outro tentando fugir do assedio dos insetos e acaba emagrecendo e vendo que não consegue se livrar dos insetos, sai correndo sem direção. Quando uma ovelha corre a outra fica apavorada e vai atrás. É preciso que o pastor molhe a cabeça dela com óleo para afastar os mosquitos.
A ovelha come o dia inteiro e de noite esta com o estômago muito cheio. O maior órgão que a ovelha possui é o estômago, que toma conta da maior parte da caixa torácica. Durante a noite elas gostam de brincar de dar cabeçadas umas nas outras e normalmente caem no chão com as patas para cima e depois não conseguem se levantar sozinhas pois a lã dificulta que ela se levante. Se a ovelha não for erguida dentro de uma hora, ela morrerá asfixiada, pois o estômago comprimirá e apertará o seu pulmão, por isso o pastor precisa durante a noite andar no meio das ovelhas levantando as ovelhas caídas.
Para corrigir e acudir a ovelha o pastor dispõe de dois instrumentos: A VARA E O CAJADO.
A vara é comprida e a ponta dela parece um ponto de interrogação, um gancho. Com a vara o pastor laça a ovelha pelo pescoço porque por ter muita lã esta constantemente se enroscando em espinheiros.
O CAJADO muitas vezes é usado para evitar que a ovelha vá aonde não lhe é permitido. Quando a ovelha vai desgarrando ou quando se mete na briga com outra velha, o pastor joga o cajado para assustar a ovelha, mas por vezes ele tem de acertá-la e com a bordoada a ovelha cai tonta pela pancada que recebeu.
A ovelha é totalmente dependente do pastor, pois precisa dele para se alimentar, beber água e para defende-las de predadores e ladrões. Ela não sabe se defender. Se perceber o perigo fica toda tremula de medo, basta que ela sinta falta do pastor para que o medo tome conta dela.
Deus criou todos os animais. E todos eles foram criados com uma defesa especial. A cobra, o cachorro, o leão, todos têm defesas, mas a ovelha é um animal que não possui defesa alguma, ela é totalmente vulnerável, ela fica no fim da cadeia alimentar, não sabe como se defender, não tem habilidades de luta.
Quando a Bíblia diz que Jesus deu a vida por suas ovelhas, é porque se alguém não fizesse isto todas as ovelhas estariam perdidas, pois não têm como se defender sozinhas. Sem Jesus, o nosso Pastor não somos nada, ficamos indefesos, não sabemos para onde ir, o que fazer, mas Ele sempre nos leva aos pastos verdejantes, nos defende do ladrão, dos lobos, nos corrige e nos dá uma “bordoada” quando é preciso, mas isso só acontece quando ouvimos a sua voz e a seguimos.
Muitas vezes escutamos a voz do nosso Pastor, mas não a seguimos. Ele está gritando em nossos ouvidos, faz isto, fica aqui, vai para lá, vem para cá e não seguimos, então não adianta simplesmente escutar.
Quantas são as vezes em que você tem caminhado afastado do rebanho, sendo observado por lobos, prontos para afastar você do Pastor e te devorar, e você não se dá conta disso? Quantas vozes você tem ouvido e se deixado seduzir por elas? Falam para você: “sai dessa igreja”, aí só tem ladrão”, “você precisa curtir a vida”, “aqui é melhor”, “estão te enganando”, “você está perdendo seu tempo” e, ao invés de ouvir a voz do Pastor e ir até o encontro Dele, você tem se afastado cada vez mais para longe do aprisco.
Muitas ovelhas estão por aí perdidas, feridas, com medo, mas que ainda tem uma chance de voltar ao aprisco, mas muitas não tiveram a mesma oportunidade, no momento em que se afastou, o lobo veio e devorou. Abra o olho, ou melhor abra os ouvidos, antes que seja tarde…
“Ainda tenho outras ovelhas, não deste aprisco; a mim me convém conduzi-las; elas ouvirão a minha voz; então, haverá um rebanho e um pastor.” ( João 10.16).
Fonte internet
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.