quarta-feira, 18 de agosto de 2010
Filhos Alvo de Deus
COMO ACERTAR O ALVO?
“Como flechas na mão dum homem valente, assim são os filhos da mocidade.” – (Salmos 127:4)
PROJETANDO FILHOS NO ALVO DE DEUS
Uma das funções mais gloriosas da família é a formação de filhos. Num lar cristão, filhos são discípulos do Senhor colocados sob a responsabilidade dos pais. Diz a Bíblia que eles são “como flechas na mão do guerreiro” (Sl127. 4). Em outras palavras, Deus espera que os pais preparem e projetem seus filhos nos alvos estabelecidos por Ele, como discípulos bem formados. Diz o salmista: “Que nossos filhos sejam, na sua mocidade, como plantas viçosas, e nossas filhas, como pedras angulares, lavradas como colunas de palácio”. (Sl 144:12). Fazer discípulos, porém, exige dedicação. É uma tarefa artesanal. A única maneira de sermos bem sucedidos nela é observarmos rigorosamente os ensinamentos da Bíblia sobre o assunto. COMO SERÁ A PRÓXIMA GERAÇÃO? – Alguns podem pensar que filhos cristãos é o resultado natural de pais cristãos, mas a coisa não funciona bem assim. Há relatos na Bíblia e na História de Gerações inteiras que se desviaram de Deus, mesmo sendo fruto de pais crentes. Em ( Juízes 2:10,11) há um fato assustador: “Foi também congregada a seus pais toda aquela geração; e outra geração após eles se levantou, que não conhecia o Senhor, nem tampouco as obras que fizera a Israel. Então,fizeram os filhos de Israel o que era mau perante o Senhor; pois serviram aos baalins”. O texto está falando dos filhos daqueles homens comandados por Josué, que conquistaram a terra de Canaã. A fé e a intrepidez de seus pais não lhes foram transmitidas e eles desviaram-se de Deus.
PERSPECTIVAS EQUIVOCADAS NA CRIAÇÃO DOS FILHOS – Uns confiam num “derramar do Espírito” e vivem numa expectativa mística. Acham que, simplesmente por servirem a Deus, às vezes como muita dedicação, o Senhor se responsabilizará pelos seus filhos. Outros confiam na ação dos ministérios sobre eles. Pensam que uma boa escola cristã ou a influência da Igreja será suficiente para firmá-los no caminho do Senhor. Entretanto, essas expectativas estão erradas. Filhos são formados no contexto da família. As demais estruturas são estruturas de apoio e cooperação.
3. O AMOR É A BASE PARA O DISCIPULADO DOS FILHOS – Não haverá formação de caráter cristão num ambiente que não seja impregnado do amor de Deus. “O amor é o vínculo da perfeição”(Cl3:14).Antes de qualquer coisa, filhos precisam estar seguros de que são amados pelos seus pais. Isso tem que ser revelado de maneira prática através da amizade, da dedicação, das manifestações físicas e verbais de carinho, do perdão, da correção e de tantas outras práticas que demonstram o valor que eles têm.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.